segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Adivinha quem não cumpriu as metas de cobertura 3G






 Todas as metas impostas pela Anatel de expansão de cobertura 3G

Isso mesmo, Oi e TIM.
Quando a Anatel realizou o leilão das frequências de operação 3G, todas as operadoras assumiram um compromisso de evolução da cobertura a longo prazo. Cada operadora deveria cumprir uma lista de cidades para serem cobertas, cada qual com seu prazo. Claro e Vivo conseguiram fazer o serviço numa boa, mas Oi e TIM não cumpriram as metas de expansão.
Até abril de 2012, todas as operadoras deveriam ter cobertura em todos os municípios maiores que 200 mil habitantes. A situação apertou de verdade em abril de 2013, quando todas as operadoras deveriam cobrir 100% dos municípios maiores que 100 mil habitantes, 50% dos municípios com população entre 30 e 100 mil habitantes e 15% dos municípios com população menor que 30 mil habitantes.
A TIM cumpriu a meta de cobrir 50% dos municípios com população entre 30 mil e 100 mil habitantes, mas falhou na meta de atender os 15% de municípios com menos de 30 mil habitantes: a operadora ficou devendo a cobertura em 410 localidades. Já a Oi deixou de cobrir 11 cidades com população entre 30 e 100 mil habitantes, bem como 415 localidades com população inferior a 30 mil habitantes.
Enquanto isso, as outras operadoras estão se dando muito bem: a Claro fechou outubro com 1.579 municípios cobertos com sua rede 3G, e a Vivo lidera a cobertura com 3.132 municípios. Em relação ao 4G, a Vivo também dispara no número de cidades cobertas: até o momento, são 69 cidades com LTE da operadora, contra 23 cidades da Claro e apenas 8 da Oi e TIM.
É fácil descobrir o motivo da lenta expansão da Oi e TIM: ambas as operadoras estão com dívidas muito altas, sendo que a TIM se encontra em uma crise de identidade sobre quem será seu real dono daqui pra frente. O mais curioso de tudo isso é que a Oi é a operadora com a maior capacidade de expansão de rede, uma vez que 75% do seu backhaul é ligado em fibra ótica. Só para efeito de comparação, a Vivo, que tem a maior cobertura 3G e 4G, tem apenas 13% do seu backhaul em fibra ótica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...