domingo, 24 de novembro de 2013

Após 16 anos, Winamp será descontinuado

1999. O Windows 98 era o sistema operacional da Microsoft mais recente para estações de trabalho. O navegador mais utilizado era o Netscape, embora começasse a perder fôlego para o Internet Explorer. O mIRC era uma mania e você se comunicava com os amigos pelo ICQ. Era uma época insegura, onde o Netbus e o Back Orifice permitiam invasões a computadores de usuários comuns. O Napster estava nascendo para revolucionar definitivamente o compartilhamento de arquivos. E você curtia as músicas baixadas no WinAmp, programa para gerenciamento de músicas que tornou-se muito popular no final dos anos 90 e em boa parte do começo deste século. Pouco a pouco, tudo perdeu lugar - e o único que ainda resistia está em estágio terminal.

Imagem
Nesta quarta feira, 20 de novembro, foi anunciado que o desenvolvimento do WinAmp será descontinuado em exatamente um mês. Em 20 de dezembro, o site oficial do programa sairá do ar para sempre, bem como os serviços web do WinAmp deixarão de funcionar, tais como o navegador, em que se pode acessar informações sobre a música que está sendo ouvida. Você tem até essa data para fazer o download no site oficial. A partir de então, somente através de fontes não oficiais - como, por exemplo, no http://www.oldapps.com. Claro que há excelentes substitutos, como o Foobar, mas fica aquela sensação de perda e saudosismo.
A primeira versão do WinAmp foi lançada em 21 de abril de 1997 pela Nullsoft. O sucesso foi tanto que o então mega provedor America OnLine (ou, simplesmente AOL) desembolsou 80 milhões de dólares por sua aquisição em 1999. Rob Lord, um dos responsáveis pelo crescimento do software no início, acredita que o declínio pode ter se dado pelo péssimo gerenciamento após a fusão. "Não há motivos que justificam que o WinAmp não esteja concorrendo de igual para igual com o iTunes, exceto pelas péssimas formas de gerenciamento da AOL após a aquisição", afirmou ele em entrevista à Ars Technica.
Nos últimos anos, foram feitas algumas tentativas de fazer o Winamp renascer. Um app para Android foi lançado em 2010, e o Winamp Sync for Mac, com player, saiu em 2011, mas nada vingou.
Se quiser baixar o programa enquanto ainda é possível faze-lo no site oficial, faça uma visita a www.winamp.com.


Fonte: WinAmp: após 16 anos, player será descontinuado http://whiplash.net/materias/news_821/192633.html#ixzz2lXRYWA65

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...