segunda-feira, 19 de maio de 2014

Adblock é um dos maiores responsáveis pelo consumo excessivo de RAM no Firefox

O Adblock Plus é o plugin mais popular do Firefox, com cerca de 19 milhões de usuários, quase o triplo do segundo plugin mais popular.
Mas recentemente foi descoberto que o ABP é resposável por um aumento exorbitante na quantia de RAM utilizada pelo Firefox.

Primeiramente, já há uma grande consumo constante de RAM apenas por ativar o plugin, cerca de 60/70mb, pelo uso de javascript adicional.

E segundo, tem mais um consumo de cerca de 4mb para cada iframe, já que o ABP injeta um enorme stylesheet em cada um.

Você pode fazer o teste com esta página. Sem adblock, o consumo fica por volta de 370mb, já com o adblock ligado, o consumo sobre para cerca de 1960mb.

Muitas pessoas não se importam de sacrificar toda essa memória em troca de se livrar das propagandas, mas aqueles que usam máquinas mais modestas vão passar por maus bocados.   

Traduzido e resumido de: https://blog.mozilla.org/nnethercote/2014/05/14/adblock-pluss-effect-on-firefoxs-memory-usage/


Agora, mesmo que você não se importe com o gasto abusivo de RAM, lembre-se que ao utilizar bloqueadores de propaganda você está prejudicando muita gente: As empresas que investem em campanhas publicitárias, os publicitários que criam as propagandas, as empresas que redistribuem as propagandas, e por último, os sites que precisam do dinheiro das propagandas para se manterem. Tudo isso apenas para lhe poupar de um pequeno incômodo visual ou te economizar 5 segundos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...