quinta-feira, 15 de maio de 2014

Como identificar se seu filho é um pichador


Confira os Materiais Escolares
Confira o material escolar do seu filho. Apostilas, bonés, cadernos e provas costumam ter as inscrições usadas nas pichações.
Observe os Horários de Saída
Vigie o horário em que seu filho sai de casa. Os pichadores atuam entre 23 h e 3 h da madrugada.

Estilo de Roupas
A preferência por roupas do estilo "skatista" ou "grunge" é comum, o que não significa que todos que usam esse tipo de vestimenta sejam pichadores. Mas todos os pichadores identificados pela campanha, se encaixam nestas preferências.

Estilo de Músicas
O estilo de música hip-hop é o que os pichadores mais gostam de ouvir. Confira os CDs que seu filho ouve.
Observe os Apelidos Exóticos
Observe se os amigos de seu filho têm apelidos exóticos, ou se tratam seu filho constantemente por apelido não família. Inclusive chegando até a substituir seu verdadeiro nome pelo apelido.

Verifique os Chats (Encontros pela NET)
Verifique o computador do seu filho. Certifique-se dos chats (pontos de encontro) que ele acessa. Os grupos de jovens de melhor nível sócio-econômico combinam suas ações pela internet. Já existem sites exclusivos para pichadores, que ensinam gírias e até as melhores técnicas para efetuar pichações.

Observe os Amigos
Saiba com quem seu filho sai para se divertir. São nas escolas públicas e particulares que se formam freqüentemente os grupos de pichadores. Cheque também quem são os amigos da quadra onde seu filho mora. Alguns grupos são formados nessas localidades, criando inclusivo animosidade entre eles.

Sinal Amarelo e Vermelho
Amarelo as notas escolares andam baixas. Vermelho se há latas de spray escondidas nos armários e garagens. Principalmente os bicos de spray, que são guardados como relíquias e lembranças dos locais que foram pichados. Os bicos também são modificados para jatos finos e grossos, conforme o estilo de pichação.

Confira os Dedos
Confira os dedos da mão do seu filho. A tinta de spray é de difícil remoção.

Converse Diariamente
Converse com seu filho diariamente. O diálogo é o melhor remédio na prevenção das ações que eles julgam serem corretas ou contestadoras.

Alerta Constante com Objetos Novos
Fique sempre alerta se o seu filho aparecer com aparelhos eletrônicos, tênis da moda e roupas diferentes. Sempre indague como foram conseguidos. Alguns grupos de pichadores praticam delitos (furtos ou extorsão) para comprar as latas de tintas em spray e roupas da moda.

Procure os Professores para Conversas
Converse constantemente com os professores e diretores sobre seu filho e os amigos dele. É muito difícil uma escola não saber se o aluno está envolvido em pichação.

Se Possível Instale Bina
Se possível, instale um Bina em seu telefone para saber que são os amigos do seu filho que ligam com freqüência. Principalmente se ligam sempre à noite e se seu filho recusa-se falar deles.

Letras e Alfabetos Diferentes
Verifique a letra do seu filho e o tipo de assinatura que ele usa. Preste atenção se ele assina sempre o apelido em vez do próprio nome. Observe também se tem a necessidade compulsiva de deixar marca em tudo que passa por suas mãos.

Influenciados Geram Crimes
Lembrem-se que pichação não é só "coisa de adolescente", que "com a idade passa". Muitos jovens enveredam para o crime, por meio desses grupos de pichadores, praticando inicialmente delitos leves.

Preencha o Tempo do seu Filho
Procure preencher o tempo de seu filho com cursos, estudos, esportes e lazer. Quanto for o caso, mude-o de escola e imponha limites.

Muitos Picham para Aparecer
Muitos adolescentes picham para aparecer e conquistar umas "gatas". Se você tem filha adolescente, oriente-a sobre o que existe por trás desses grupos. Nunca deixe de conhecer o namorado da sua filha e a família. Existem grupos de pichadores femininos. Porém, na maioria das vezes elas namoram pichadores e acabam integrando-se aos grupos.

Meninas em Alguns Casos
As meninas, em alguns casos, costumam usar calças totalmente pichadas

Diferença em Pichador e Grafiteiro
Muitos grupos de pichadores se consideram grafiteiros. Aqui em Brasília temos alguns exemplos: o GSJ - GDF - ENG, etc. O problema é que muitas vezes essa expressão artística é utilizada para esconder grupos de pichadores, denegrindo os verdadeiros grafiteiros. Há grandes artistas na cidade. Por isso é necessário saber onde seu filho esta desenvolvendo sua arte.

Impor Limite é Dever dos Pais
Em alguns quartos, onde houve mandados de busca e apreensão, constatamos: portas de armários pichadas, placas de trânsito e até na parede. O seu filho pode alegar que tem direito à privacidade, isto é normal entre os adolescentes, mas desde que não seja para esconder produtos de furto. Portanto, fiquem atentos. Privacidade pode ser um direito do seu filho, mas impor limites é dever dos pais.

Meu Filho Não!
Alguns pais não admitem que o filho esteja envolvido em pichação e, quando se torna incontestável a participação deles, tentam protegê-los de qualquer punição legal. Os pais têm todo direito de proteger seus filhos, mas não de passar idéias de impunidade. Cabe a ele impor regras e evitar que seus filhos destruam o patrimônio público, perturbem a paz de outros cidadãos e se envolvam com gangues. Responsabilidade de um menor é dos pais e poderão responder por isso perante a Justiça, se forem negligente e omissos.

Multas por destruição do Patrimônio
Última dica importante, se o seu filho menor de idade se envolver em pichação, você pode até não ser responsabilizado penalmente, mas poderá ser poderá sofrer uma multa pecuniária que varia entre R$ 1.000,00 e R$ 50.000,00. Cuidado se o delito ocorrerem em patrimônio tombado. Nesses casos, conforme a lei, a multa será em dobro. Brasília é Patrimônio Histórico e Artístico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...