terça-feira, 26 de agosto de 2014

Facebook diminui mais ainda o alcance dos posts

O Facebook definiu um novo alvo para seus cortes de alcance. A rede social anunciou nesta segunda-feira, 25, que tem planos de podar o desempenho de posts conhecidos como “clickbait” (iscas de cliques, em tradução literal), que costumam viralizar e ter muitos acessos por não deixar claro para o leitor qual é o conteúdo da página publicada na rede.

A medida é importante porque cada vez mais chamadas como “Você não vai acreditar o que este cão fez” começavam a povoar o feed de notícias dos usuários pelo fato de despertar naturalmente a curiosidade do leitor, gerando muitos acessos e compartilhamentos. No entanto, muitas vezes o artigo não corresponde às expectativas, criando uma experiência negativa e é isso que o Facebook começará a caçar.

O Facebook define o “clickbait” como um post feito por uma página com uma manchete que encoraja a pessoa a clicar para ver mais sem, no entanto, dar muitas informações sobre o que ela verá. A rede social diz que uma pesquisa diz que 80% dos usuários preferiam ter mais indicações sobre o que se trata o artigo antes de dar seu clique.

Para determinar se o artigo realmente é válido, o Facebook se baseará em dois fatores: o tempo que o usuário passa lendo de fato o artigo, indicando que o post realmente foi relevante, e a quantidade de cliques em comparação com as curtidas, comentários e compartilhamentos. A rede social entenderá que se a taxa de cliques é muito alta, mas as pessoas não curtem a postagem nem a compartilham, será um indicador de que o material não era de fato tão relevante. Estes posts deverão ter o alcance reduzido em pouco tempo.

Posts com links ou imagens?O Facebook também anunciou que vai começar a privilegiar a ferramenta de compartilhamento de links em vez de postagens com uma imagem e um link. Não entendeu? As imagens abaixo devem explicar. A da esquerda utiliza uma imagem com um link na legenda, a da direita utiliza um link colado. A segunda opção começará a ser privilegiada pela rede social.
  Segundo o Facebook, o segundo tipo de post deixa mais claro o conteúdo do post, ajudando o usuário a decidir se ele quer clicar. Além disso, a área “clicável” maior ajuda os usuários do Facebook em celulares, que não precisam se esforçar para pressionar um link escondido na legenda.


Copiado de:  http://olhardigital.uol.com.br/noticia/facebook-cortara-alcance-de-posts-com-chamadas-enganosas/43734

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...